Buzz Listening

por animuxthinking

Para quem está interessado em saber um pouco sobre medição de reputação de marcas na web, há algumas soluções simples e interessantes para começar. Primeiro, faço uma citação do presidente global da Coca-Cola sobre a importância da web e das redes sociais para a sua marca. A menção foi tirada de uma entrevista dada por Muhtar Kent à revista Harvard Business Review na sua edição de outubro. Ao ser perguntado sobre “como controlar as mensagens veiculadas nas redes sociais” ele responde que não é uma questão de controlar, mas de “entender os consumidores e aprender com eles coisas que são importantes para o negócio e as marcas”. Nota: a Coca-Cola tem mais de 36 milhões de seguidores no Facebook. Isso é uma dica de como as redes sociais devem ser usadas para construir conhecimento valioso para as empresas; e que a pesquisa não pode negligenciar essa fonte de informação.

Ainda estamos tentando fazer sentido da quantidade de conhecimento possível de se adquirir na rede, e como interpretá-lo. Mas para começar, há algumas ferramentas grátis na internet que você pode ir testando para entender como isso funciona. Elas geralmente procuram por citações nas redes sociais, buscadores e micro blogs. Aqui vão elas:

http://www.google.com/insights/search/ métricas sobre buscas no Google.

http://www.brandviewer.com.br/ buzz listening pago, mas tem período de 15 dias de teste.

http://www.scup.com.br/ , mesma coisa, teste grátis por 7 dias.

http://www.reclameaqui.com.br/ buzz negativo: reclamações sobre produtos ou atendimento.

http://twitter.com/ também dá alguns dados de tendências e consegue buscar por tema, mas não tem métricas.

Boa busca e boas análises.